DICA EMPREENDEDORA

6 SEGREDOS PARA CRIAR CONTEÚDOS INFALÍVEIS PARA A SUA EMPRESA

Produção de conteúdo é uma estratégia de marketing poderosa para toda empresa

Entenda como usá-la para vender mais na internet

 

A explosão dos blogs nas páginas das startups e microempresas tem demonstrado que a produção de conteúdo desempenha um papel fundamental para atração e manutenção de clientes.

Com a revolução digital rompendo as barreiras da TV e das antigas formas de consumo, a internet amplia o raio de possibilidades de compra para o cliente:

  • comparar produtos;
  • ler revisões e avaliações de outros consumidores;
  • pedir indicação nas redes sociais;
  • enfim…

Nunca antes a decisão de compra passou tanto pela confiança e pela reputação que o cliente enxerga na marca.

Reputação digital é a nova moeda e é justamente por isso que a produção de conteúdo é uma liga tão importante para envolver, atrair e estimular a ação do cliente para a compra.

 

Seu cliente recebe conteúdo relevante e interessante que o ajuda a entender mais sobre algum assunto ou produto?

Certamente, sua reputação começa a se destacar da concorrência quando seu conteúdo entrega, além de uma intenção de venda, respostas para os questionamentos dos clientes.

 

Conteúdo que educa, informa e diverte cria mais oportunidades para a sua marca na hora da decisão do seu cliente.

 

Além disso, sua marca pode contar histórias interessantes sobre o processo de criação, produção e execução dos seus produtos e/ou serviços.

 

Mas afinal qual o objetivo de criar marketing de conteúdo para a minha marca?

 

  1. Mostrar conhecimento e autoridade. Entregando conteúdo sobre o seu core business, você gera e aumenta o reconhecimento da sua marca para o seu nicho de mercado.
  2. Credibilidade. Consistência e frequência nas ações geram confiança para as pessoas que consomem o conteúdo da sua marca, passando a enxergá-la com mais simpatia e afinidade.
  3. Vender mais.A produção de conteúdo não só produz como qualifica os leads para o seu produto/serviço. Comece agora mesmo a pensar em estratégias de conteúdo que levem sua marca para onde está o seu público.
  4. Educar. Utilize o conteúdo para atrair seus consumidores e eduque-os sobre a solução que você oferece. Apresente as dificuldades e informe-os sobre os benefícios e funcionalidades do seu produto ou serviço, criando engajamento com a marca e estímulo para a compra.
  5. Admiração. Compreenda a fundo a pessoa que compra de você. Defina seu avatar e humanize a comunicação com seu público-alvo, desenhando um modelo que age, pensa e tem gostos específicos.

 

Acho que você conseguiu entender que a produção de conteúdo digital é uma grande oportunidade para atrair clientes, certo?

 

Por onde eu começo a produção de conteúdo do meu site ou blog?

 

  • Conteúdo

Publique no blog da sua página e promova seu conteúdo nas redes sociais usando um link para atrair o usuário até seu site.

Certifique-se de que tudo aquilo que você sabe sobre sua indústria esteja publicado.

Contribua escrevendo artigos em outros blogs já estabelecidos no seu nicho ou em nichos de mercado complementares aos do seu negócio.

Interaja sempre em fóruns e grupos nas redes sociais, levando seu conteúdo para onde o público está.

 

  • Reputação

Tenha sempre em vista que no momento que seu cliente chegar ao seu site, irá buscar referências procurando comentários sobre a sua empresa.

Peça para seus clientes escreverem uma resenha positiva para ser publicada no seu site.

Reputação online é fundamental para empresas físicas e digitais.

Você sabe como tem sido avaliado pelo seu cliente?

Cuide sempre da imagem da sua empresa. Uma boa reputação pode definir um primeiro contato e respaldar uma decisão de compra. Pense nisso!

 

  • Networking

Todo nicho possui seus influenciadores e a autoridade deles pesa na decisão de compra do seu cliente potencial.

Sua oportunidade está em se relacionar com esses influenciadores para que eles usem e avaliem seu produto ou serviço.

Isso pode potencializar sua reputação e credibilidade, aumentando suas vendas.

Comece esse relacionamento online até chegar ao mundo real.

Siga-os nas redes sociais, compartilhe seus posts e comente suas postagens. Interaja para ser conhecido.

Após essa interação, você pode enviar seu produto ou mesmo convidar o influenciador para conhecer sua empresa.

 

  • Lista de e-mails

Em um ambiente cheio de concorrência, as empresas têm usado todo tipo de canal, disputando a atenção do seu cliente.

O conteúdo informativo e educacional pode ser um trunfo no relacionamento, mesmo quando você não o está vendendo.

Entregar, gratuitamente, informação de valor e relevante para o seu público pode ajudar sua empresa no momento de converter clientes em vendas.

Permita que chegando ao seu site, ele/ela deixe seu e-mail em troca de alguma recompensa digital relevante.

Crie um relacionamento por e-mail e engaje seu cliente pelo conteúdo.

 

  • Venda on-line

Você tem uma loja física e não vende pela internet? Pare tudo e comece a considerar a venda on-line hoje mesmo.

Com o crescimento exponencial de usuários que compram pelo tablet e celular, o clique tem oferecido poder de compra a mais e mais pessoas.

Filas e vendedores chatos já podem ser evitados pelo consumidor, mesmo para aqueles que moram na mesma região onde a sua loja física está. Não perca tempo!

 

  • Facebook

Não há um algoritmo tão completo como aquele que o Facebook disponibiliza.

Escolher o seu público-alvo com base em interesses como:

  • Localização,
  • agrupamento por idade,
  • páginas de interesse e muitos outros critérios

torna o direcionamento da sua campanha mais preciso e eficaz do que nunca.

Por isso, se você quer saber onde investir em publicidade para impulsionar sua estratégia de conteúdo e criação de lista de e-mails, em 2018, invista no Facebook Ads.

==>Dica pró: comece investindo entre R$20-30 e vá testando configurações diferentes para entender, exatamente, o seu público consumidor.

Direcione o tráfego dos cliques do Facebook para uma página de captura de e-mails e recompense seu lead com um produto digital interessante como:

  • um checklist;
  • e-book;
  • planilhas para download.

Comece agora mesmo a criar sua lista de e-mails!

Quer entender um pouco mais sobre marketing de conteúdo e inbound marketing? Deixe a sua pergunta nos comentários.

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