DICA EMPREENDEDORA

5 ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAR MELHOR SEU NEGÓCIO NAS REDES SOCIAIS

DIVULGAR MELHOR NAS REDES SOCIAIS

Redes Sociais são um trunfo para os negócios de mulheres empreendedoras

Administrar redes sociais, sendo mãe e empreendedora, é um desafio e tanto, não é verdade?

Quem é mãe sabe o quão difícil é conciliar tantas atividades.

Mas não há obstáculo intransponível quando uma mulher decide empreender.

Ser mãe já implica em empreender.

Ter uma criança para educar, alimentar, amar é um empreendimento tão desafiador quanto interessante.

E tem muita mulher por aí provando que é sempre possível ir além.

Investir tempo, esforço e dinheiro em um negócio próprio amplifica o desafio das mulheres também mães e empreendedoras.

Precificar, fluxo de caixa, embalagem, logística, capital de giro. São tantas as áreas de conhecimento que nenhum negócio pode ser considerado autoguiado. Nada aqui é natural, autônomo, puro feeling.

Trabalho duro e dedicação são partes do processo mas é a venda que faz girar a roda do negócio.

Nenhuma prática comercial sobrevive sem o velho compra-venda. E foi pensando naquele par dos ovos de ouro que criei esse artigo.

É preciso dizer que toda possibilidade precisa se manifestar. Ou, em outras palavras, todo produto precisa ser tornado conhecido. Mães empreendedoras devem acertar no momento de divulgação do seu produto – é a vitrine o lugar para onde vão os clientes.

E se existe uma excelente aliada, uma ferramenta poderosa para ajudá-la, mãe empreendedora, a divulgar seu produto ou serviço, o nome dela é redes sociais.

Divulgar seu conteúdo em redes sociais como o Facebook, Instagram ou Pinterest, por exemplo, oferece maior exposição ao seu produto e aproxima o relacionamento com o seu público.

Além disso, as redes sociais podem ser um instrumento crucial para quando for preciso analisar aspectos importantes do relacionamento com seu cliente/ público.

Eu conheço muito bem a dificuldade de conciliar as tarefas de empreender e ser mãe.

Se você é o binômio mãe+empreendedora, o post te ajudará a encontrar meios para divulgar seu trabalho nas redes sociais de forma fácil. Acompanhe!

 

Organização e planejamento

As primeiras ações a serem consideradas, seja na divulgação do seu trabalho ou em qualquer outra atividade que você for desenvolver, consistem em planejar e organizar bem o seu dia a dia.

Cuidar da empresa, dos filhos, da casa, requer muita organização.

Se você não atentar para as necessidades do seu negócio, pode acumular tarefas de tal forma que todo esforço para acertar os ponteiros culmine com a explosão do relógio!

Trace seu planejamento

Separe as tarefas entre as que precisam ser feitas diariamente, semanalmente e mensalmente e elabore sua planilha.

  • O que requerer mais tempo e dedicação?
  • Quais são as aquelas tarefas mais simples que podem ser resolvidas rapidamente?
  • Quando você irá responder aos clientes?
  • Quais dias irá fazer as remessas para os Correios?

Organize as tarefas em dias e horários específicos mas reserve um tempo para cuidar da divulgação do seu empreendimento.

Esteja presente

Nos dias atuais, as redes sociais representam uma boa parcela da fonte de informação da população. É sabido que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Não ter presença digital é um ponto extremamente negativo para qualquer marca; inclusive a sua.

Por isso, o primeiro passo é criar uma página para promover seu trabalho.

É importante tirar um tempo para gerenciar seu novo perfil e usar essa potente ferramenta para estabelecer contato maior e mais qualificado com o seu público.

A grande vantagem de um contato assim é a possibilidade de receber, em tempo real, o feedback sobre seu produto ou serviço.

Por meio das redes sociais, você poderá conhecer as necessidades acenadas pelas pessoas, além de suas preferências, podendo adaptar seu conteúdo e, eventualmente, seu produto para as demandas do seu mercado consumidor.

 

Usando redes sociais na divulgação

 

É importante saber como usar uma rede social em seu favor.

A primeira notícia que trago do planeta das redes é: estar em todos os lugares, em todas as plataformas virtuais de relacionamento, pode ser um sonoro tiro no pé.

Administrar uma rede social é cuidar com atenção do relacionamento com seu cliente em cada uma delas.

Você é uma empreendedora solo? Administre uma rede social por vez.

A menos que você disponha de uma equipe de gerenciamento de redes sociais, o que é algo extremamente útil, concentre-se, inicialmente, em cultivar uma rede social de cada vez. Uma de cada vez, muito bem cuidada. Eis a chave.

Concentre-se em encontrar e desenhar estratégias de relacionamento com o perfil de cliente ideal para o seu negócio. Posicione seu produto para essa buyer persona.

Cada rede social entrega uma proposta de mídia diferente da outra.

No Instagram, a estratégia é visual. No Facebook, por exemplo, a comunicação se dá por meio de textos, videos, fotografias, memes, música etc.

Aos poucos, vá ampliando sua existência para dentro de outras redes sociais. Mas lembre-se…

Fazer bem feito em uma rede social é melhor que fazer mal feito em muitas!

Outro ponto importante é a clareza do seu perfil.

Use imagens em alta definição e compartilhe informações objetivas sobre o seu produto. Deixe sempre disponível um caminho rápido de comunicação com o cliente para que vendas não sejam perdidas pela falta de um campo visível como um “fale conosco”.

Dê visibilidade para as informações de contato que você utilizar como telefone, e-mail ou endereço do site, e-commerce, WhatsApp etc.

 

Divulgue, observe e responda

 

Ao estar em uma rede social, sendo o seu objetivo comercial, é preciso atentar para os seus clientes e para a interação deles com seu perfil; o que pensam sobre o seu conteúdo e de que forma sua marca tem se tornado relevante para o público.

É essencial criar um conteúdo de qualidade e, se possível, específico para cada uma das suas personas.

Mais do que isso, você deve trabalhar com a opinião dada pelo público, respondendo dúvidas e postando um assuntos dirigidos aos interesses dos seus clientes.

 

DICA: Aproveite o questionamento de seus clientes para criar conteúdos que respondam essas questões.

 

Use corretamente as palavras-chave e atraia tráfego de potenciais clientes que estejam buscando, eventualmente, pelas mesmas respostas no Google.

Certifique-se de que seu site tenha o máximo de informações sobre o seu produto. Entregue conteúdo que eduque seu público para entender as vantagens e benefícios do seu produto.

Em relação à forma de divulgação, seja criativa.

Poste fotos dos seus serviços e lance mão de outros recursos que atraiam o interesse dos seus clientes para aquilo que você pretende vender.

 

  • Descreva bem os seus produtos;
  • Tire boas fotos usando a máxima resolução da sua câmera;
  • Faça um video explicativo sobre como melhor usar seu produto;
  • Destaque os diferenciais do seu produto, evidenciando os aspectos importantes;
  • Escreva boas chamadas para atrair seu público.

 

Use essas 5 dicas valiosas para melhorar o relacionamento com seus clientes nas redes sociais:

  1. Conte um pouco sobre você, mostre sua rotina e o trabalho nos bastidores para fazer com que o público crie um vínculo ainda maior com a sua marca.

Exponha seus desafios como empreendedora e convide seu público a conhecer o funcionamento do seu negócio no dia a dia.

  1. Recompense a fidelidade dos clientes. Envie fotos de clientes fiéis e agradeça quando eles mencionarem positivamente a sua marca nas redes sociais. Lembre o seu cliente que você está atenta para as ações dele nas redes.

 

  1. Aja rápido em relação aos clientes insatisfeitos. Procure monitorar a percepção do seu cliente sobre seu produto ou serviço.

Evite bater-boca nas redes sociais, isso pega muito mal.

Procure reverter a experiência negativa e atue para desfazer depoimentos que possam manchar a reputação da sua marca.

Atenda o seu cliente e demonstre interesse em reparar sua insatisfação.

  1. Deixe o consumidor contribuir. Estimule seu público a marcar a sua hashtag quando comprarem um produto.

Estimule os depoimentos e resenhas sobre o seu produto. Deixe que o público mostre a importância da sua marca para outras pessoas.

  1. Rede social é lugar de relacionamento. Não marque sua presença digital somente com preços e descontos, isso pode afastar seu cliente.

 

Rede Social é espaço para o relacionamento da sua marca com seu cliente. Invista em falar sobre inspirações, making of de produção, conteúdos mais leves, engraçados e educativos.

No mundo do empreendedorismo é necessário conciliar novas ideias com criatividade.

Como mãe, é preciso ainda harmonizar tudo isso com as tarefas diárias de educar seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.

Divulgar seu trabalho por meio das redes sociais pode potencializar as suas vendas e ajudá-la a se destacar no seu mercado. Use-as com inteligência!

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