DICA EMPREENDEDORA

15 DICAS PARA TODA MÃE EMPREENDEDORA PRODUTIVA

Trabalhar em casa com uma criança por perto está longe de ser uma coisa fácil.

Até que você consiga organizar o seu tempo, trabalhar em casa com uma criança costuma ser estressante e caótico. Além disso, motivar-se para o trabalho e conseguir ser mais produtiva não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Nesse post, vou te contar os 15 hacks maternos que eu construí para conseguir ser mais produtiva, alcançando mais organização e tempo para empreender.

 

  • ACORDE MAIS CEDO

Use esse tempo para relaxar e entrar em contato consigo mesma, aproveitando para integrar corpo e mente. Tome um bom banho, trate sua pele, seu cabelo, invista no autocuidado!

Numa meditação ativa, procure olhar somente para si e preencha seu tempo para cuidar dessa máquina fantástica que é você.

Como mãe eu sei muito bem como nossas jornadas são pesadas e que cansaço não é preguiça. Dormir um pouco mais pode ser muito necessário, ainda mais quando você acorda na madrugada para acolher a criança que chora, não é mesmo?

Acordar mais cedo para pensar nas centenas de listas cujos milhares de itens deverão ser riscados ao longo do dia, a roupa, o lanche, as infinitas tarefas domésticas… Nada menos motivador do que isso.

Desperte para o seu café da manhã num ambiente silencioso, quando a casa toda dorme, e desenhe um planejamento mental de qual será a sequência para colocar as coisas nos trilhos até a hora da escola — com a menor sobrecarga possível, projete seu dia com toda calma.

 

  • PONHA SUA MAKE

Quem nunca se olhou no espelho e não gostou nada do que viu? Sentir-se bonita faz bem, inclusive para você!

Invista numa make legal, fácil de passar e que dure até o fim da tarde. Sentir-se apresentável certamente vai te deixar mais confiante e pronta para o que der e vier.

 

  • MANICURE EM 5 MINUTOS

Você não vai precisar de mais do que 5 minutos para melhorar a aparência das suas mãos.

Mergulhe-as em água quente e massageie a cutícula com uma esponja, removendo a pele morta.

Aplique um extra-brilho, óleo de coco ou o milagroso top coat. Se você é como eu que não para com esmalte na unha de jeito nenhum, tenha seu top coat por perto quando for fazer a unha — ele deixa sua unha brilhando e protegida por muito mais tempo. Você vai ficar impressionada como sua cobertura pode durar tanto.

 

  • COMECE SEU BLOG

Dividir sua experiência com outras mães e mulheres através da internet pode ser muito poderoso e lucrativo.

Você só precisa de um computador para começar a escrever seus artigos, dividindo suas dicas e conselhos com outras pessoas. Seja uma mãe digital. Quando seu blog começar a ter tráfego, você poderá ganhar dinheiro com isso.

 

  • OLHE O MUNDO PELOS OLHOS DO SEU FILHO

Dar a volta no quarteirão com seu filho pode levar até uma hora, não é mesmo? Para uma criança, tudo é uma descoberta e sair de casa pode ser uma ótima aventura.

Uma simples caminhada pela rua pode abrir portas para novas descobertas. E então, aproveite esse tempo junto e olhe o mundo sob os olhos do seu filh@, sob a perspectiva infantil do encantamento.

Conecte-se, fale com el@, pergunte, aprenda e ensine.

O diálogo, o silêncio de quem apenas deixa o outro ser, o estar-junto são modos muito eficazes para fortalecer o vínculo com a criança.

 

  • EXERCITE-SE

Para quem está em casa o dia todo, ficar sentada, em pé e andar curtíssimas distâncias é muito comum.

Exercite-se, se puder. Ao acordar, alongue seu corpo e prepare-o para um dia corrido.

Se você curtir yoga ou treinamentos funcionais, confira os diversos conteúdos disponíveis no Youtube ou baixe um app gratuito para a prática.

 

  • PEÇA AJUDA

Lavar roupa, cozinhar, acompanhar a lição de casa, varrer a casa e passar a roupa num mesmo dia é muito cansativo.

Faxina quinzenal é o nome! Sozinha ou com ajuda do meu marido, procuramos nos organizar para que nosso filho esteja na casa da avó ou de algum@ amig@.

Quando ninguém pode ajudar, fazemos um revezamento: enquanto um organiza um cômodo, o outro fica com a cria em outro ambiente. E assim seguimos até finalizar a tarefa.

 

  • COLOQUE UM POUCO DE MÚSICA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

Confesso que eu detesto fazer faxina, mas não tem jeito.

Para facilitar essa e outras tarefas chatas, coloque uma boa playlist. Aquela sequência que dá o gás que você precisa para tirar de letra a limpeza daquele banheiro, por exemplo.

Acompanhada de uma boa música, a coisa passa rápido e pode até ficar divertida.

 

  • HOMENS PODEM E DEVEM PARTICIPAR.

Eu e meu marido, de tempos em tempos, refazemos esse acordo.

Em uma conversa de adultos, olhamos para as coisas que estão e que não estão funcionando na nossa rotina.

Qual é o peso da carga de trabalho sobre os ombros de cada um e o que pode ser melhorado? Talvez essa não seja uma realidade na sua casa. Mas posso te garantir que se você não começar a falar sobre divisão de tarefas o quanto antes, certamente, as tarefas continuarão sendo responsabilidade exclusivamente sua.

 

  • ORGANIZAÇÃO SE APRENDE EM CASA

Crianças devem participar da organização doméstica, sim!

Estar em um ambiente limpo e organizado é bom para qualquer ser humano e toda criança pode se beneficiar disso, guardando seus brinquedos e livros.

O que há de mal em organizar o ambiente da brincadeira, seja ele o quarto ou a sala, antes de jantar ou da hora de tomar banho, por exemplo?

Crianças que guardam seus brinquedos carregam para dentro de si um senso de temporalidade. Entendem a ideia por trás de “tarefa concluída” — é preciso começar algo, dar sequência e por fim. Pense nisso.

 

  • FAÇA UMA SONECA DE 30 MINUTOS

Você trabalha 24/7 e MERECE descansar. Permita-se!

Uma boa soneca de trinta minutos pode ser suficiente para reestabelecer aquele ser humano que havia fugido de você!

Para dormir rápido, sempre escuto sons de relaxamento ou meditação. É o que, definitivamente, impulsiona meu sono mais rápido. Dê uma busca nesses sons pelos portais de música ou mesmo no YouTube e “desligue-se” quando for preciso.

 

  • DESENHE O SEU CRONOGRAMA

Poucas coisas ajudam mais a guiar o meu dia de uma forma organizada com meu filho do que um cronograma bacana que imponha ritmo à sequência de eventos do dia a dia.

Use o cronograma como um guia para você e sua família evitarem que todas as tarefas aconteçam ao mesmo tempo. Simultaneidade + desorganização = caos. Muitas de nós conhecemos bem a equação.

Experimente também um cronograma da alimentação da casa e liste os itens faltantes para que sejam comprados antes do momento do preparo.

 

  • ENSINE SEUS FILH@S UMA BRINCADEIRA INDEPENDENTE

É lindo como as crianças fazem verdadeiras imersões nas brincadeiras que criam.

É fantástico o poder do faz de conta e de como essa ferramenta é um poderoso instrumento para a criança criar realidades, repensar situações do seu dia a dia ou mesmo lidar com problemas que tenta resolver.

Eu adoro brincar junto, ler histórias, criar personagens com meu filho e acredito que isso fortaleça bastante o nosso vínculo. Mas nem sempre precisa ser assim. Aqui em casa também estimulo que ele brinque sozinho e que explore seu faz de conta independente da minha participação.

Muitas vezes, quando preciso de atenção para o trabalho, firmamos um acordo: “Agora você vai brincar sozinho que a mamãe precisa trabalhar”. Às vezes dura mais tempo, às vezes menos mas tenho investido no trato. Seguimos praticando.

 

  • CONVERSE SEMPRE

Não raro eu preciso me policiar para desligar o piloto automático da programação diária e buscar mais diálogo nas relações aqui em casa.

Levar a ferro e fogo uma rotina organizada pode entorpecer as relações em favor de um cronograma. Respire fundo e abaixe-se para falar com seu filh@, abrindo entre vocês um campo de diálogo.

Existem mil situações difíceis enfrentadas pela rotina de uma mãe: filho doente, criança mais ativa, sono, desfralde, escola etc. Apesar das incontáveis variáveis, o diálogo é ainda o recurso de ouro — desde o berço ao fim da vida, nunca prescinda da conversa com os seus.

Parar, respirar, explicar, negociar, pedir, são ferramentas poderosas para que o relacionamento com seu filho ganhe maturidade pouco a pouco.

 

  • ENCONTRE SUA TRIBO

Muitas mães e mulheres têm se isolado e a solidão é mesmo dolorida e difícil.

Certamente, existem coisas que você pode fazer ou grupos que você pode participar para romper com a tendência ao isolamento.

Seja como for melhor para você, guiada pelo seu interesse, procure se relacionar pessoalmente. Existe uma propensão para manter as relações num plano virtual mas, ainda sim, o contato humano é fundamental.

Saia para um café, para um drinque, para falar sério, para falar besteira… Apenas não deixe de se relacionar com outras pessoas. O eu é também o outro. O dentro é dentro desde o fora e assim todas as combinações que você puder imaginar. Reserve instantes de solidão e outros de presença.

O que achou das dicas? Tem alguma coisa que você faz na sua rotina que poderia ajudar outras mães? Eu adoraria ouvi-la. Como tem se organizado e que elementos são potencialmente desorganizadores da rotina?

Compartilhe aqui nos comentários.

Eu sou Ana Zara, empreendedora digital e mulher, e minha missão é ajudar outras mulheres a empreenderem o seu negócio online e decolarem seus sonhos. E ai, vamos juntas?

Deixe uma resposta